Por que você deveria começar a ajudar em projetos Open Source

Olá, faz um tempo que não tenho postado nada aqui no meu blog. Então, hoje para eu me redimir com vocês (leitores) irei falar sobre uma das coisas que mais me faz acreditar que eu posso ajudar o mundo a ser um lugar melhor!

Afinal, o que é Open Source?

Open Source é um termo em inglês para código aberto. É um modelo de desenvolvimento que provê o licenciamento livre de um programa para que ele possa ser modificado, examinado e consultado por qualquer um que queira ver o código fonte do mesmo. Foi popularizado pela OSI (Open Source Initiative) que define como os softwares Open Source devem ser desenvolvidos ao usar uma de suas licenças.

Não se engane, Open Source não é software livre. Os dois termos definem  mesma categoria de software, que são bem similares, porém, não são a mesma coisa. Software livre é o software que respeita algumas liberdades do usuário, tais como, a concessão plena de liberdade de controle e independência, através da disponibilidade de código fonte para análise e alterações. Que por sua vez é bem mais enxuta em alguns aspectos do que a do Open Source.

Então por que eu deveria ajudar?

Bom, aqui vai alguns dos motivos que eu acho que são ótimos para você começar a pensar em contribuir.

  • Amplie seu conhecimento: Essa para mim é um dos pontos chave para te deixar pronto para começar.
    Você já ouviu aquele dizer assim: “aprenda fazendo”? Então, nada melhor do que ter várias pessoas para revisar seu código e podendo te dar dicas de como ficar melhor, não é mesmo?
  • Mostre trabalho: Não é atoa que muitas das empresas do vale do silício hoje em dia, preferem pedir por suas contribuições em projetos de código aberto, para que se possa conhecer você pelo que você faz, a pedir por um CV que pode não ter a informação mais exata sobre você mesmo.
  • Seja reconhecido: Óbvio, se você realmente é bom no que faz, em algum de seus projetos, ou nos que você colaborar, você irá ser notado e reconhecido por isso.
  • Ajude a fazer softwares melhores: você provavelmente já usou algum software de código aberto (Firefox, Linux/GNU), e você provavelmente também já encontrou algum bug, falha, ou alguma coisa que simplesmente não parecia certo. Acontece, afinal nenhum programa está 100% livre de falhas. Neste caso, por ser um projeto de código aberto, você poderia tentar encontrar esta falha e quem sabe reportar ou até mesmo corrigir. Afinal, porque não melhorar algo que você usa e gosta?

Dicas

Se você não sabe por onde começar ou está sem uma ideia de algum projeto que você gostaria de contribuir, não se reprima!

Quase todos os projetos são bem organizados – até porque ninguém vai querer contribuir com uma bagunça – e geralmente tem especificações de como começar e o que você pode fazer para começar a aprender mais sobre o mesmo. Tem alguns que tem até marcações nos issues (possíveis problemas/sugestões) para facilitar a procura por tarefas não tão complexas ou que precisem de um grande conhecimento do projeto como um todo.

That’s all folks

Caso você tenha ficado com dúvidas sobre o que é Open Source e sobre o que é software livre, vou deixar alguns links que podem ser úteis.

https://opensource.org/osd
https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_de_c%C3%B3digo_aberto
https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
https://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.pt-br.html

Espero que você veja as possibilidades que esse mundo de contribuição pode te trazer. Eeee até mais!

Anúncios

Um comentário sobre “Por que você deveria começar a ajudar em projetos Open Source

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s